O GAIA apoia a organização dos IV Encontros Internacionais Ecossocialistas, para os quais já se inscreveram mais de 220 pessoas. A decorrer entre o fim da tarde do dia 23 de Novembro até ao fim da tarde de Domingo 25, este evento promete acender debates sobre os temas mais quentes, em várias línguas, com perspectivas de vários continentes e apoiados por uma equipa tão diversa quanto serão as discussões. Os mais jovens terão um espaço igualmente desafiador enquanto as refeições serão conscientemente preparadas pelo colectivo Caldeira Negra, com ingredientes locais, sãos e justos.
Inscreve-te e reserva o teu lugar e as tuas refeições! Se precisares de alojamento, vai haver um espaço colectivo disponível, para tal traz saco de cama e colchonete.

Mais informações: alterecosoc.org  admin@alterecosoc.org facebook.com/alterecosoc/

URGENTE: Entretanto, precisamos de alojar ainda 24 oradores, a maioria dos quais vêm de longe para participar nos debates e já têm uma idade que lhes deveria garantir o conforto de uma cama! Por favor, ajuda se puderes inscrevendo-te como anfitriã/o https://framaforms.org/alterecosoc-alojamento-solidario-oferta-1539305041





A Conferência Ecossocialista traz a Portugal oradores de cinco continentes para contrariar o colapso ecológico provocado pelo capitalismo.

Os IV Encontros Internacionais Ecossocialistas, nos dias 23-24-25 de Novembro em Lisboa, far-se-ão para discutir várias vertentes do combate pela Humanidade e pela Natureza, juntando mais de 60 oradores, de 16 nacionalidades e 5 continentes - Europa, Américas do Norte e do Sul, África e Ásia.

O programa dos Encontros Internacionais Ecossocialistas divide-se em 5 eixos:

- Economia Política da Comida e Soberania Alimentar;
- Desmantelando a falácia do Capitalismo Verde;
- O Trabalho na Era das Alterações Climáticas;
- Justiça Climática e Democracia Energética;
- Ecofeminismos.

Existirão 21 sessões e oficinas, desde a noite de sexta feira e ao longo do fim-de-semana, compostas por pessoas ativistas, militantes ecossocialistas e investigadoras. Aí será analisada a situação atual e, principalmente, consolidar-se-á a proposta ecossocialista internacional como resposta ao colapso ecológico e climático provocado pelo capitalismo global. O recente relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, sobre o aquecimento global de 1,5ºC, deixa esta urgência totalmente evidente: será necessário cortar mais de 50% nas emissões de gases com efeito de estufa nos próximos 12 anos, até 2030, algo que é incompatível com a necessidade de acumulação de riqueza inerente ao capitalismo.

Os encontros, que ocorrerão na Escola Secundária de Camões em Lisboa, são organizados por 11 organizações portuguesas e internacionais, com o lema “Alerta Vermelho, Alerta Verde: Dar Forma à Transformação Ecossocialista”.

Este evento contará com o "espaço do futuro" para a permanência dos mais jovens em várias atividades e oficinas educativas.

A entrada é gratuita. Inscrições abertas (aqui) e informação detalhada em alterecosoc.org e facebook.com/alterecosoc/